sexta-feira, março 30, 2007

TEXTO COMPLEMENTAR: AS PRIMEIRAS MOEDAS


Um dos alunos me perguntou quando surgiram as primeiras moedas, feitas de metal, em formato mais ou menos redondo. Eu sabia que as de ouro tinham aparecido pela primeira vez no século VII, na Lídia, Ásia Menor, e que a idéia foi aproveitada pelos persas quando pensaram em criar sua moeda "nacional", o dárico. Mas de fato, estas foram as primeiras moedas no sentido que compreendemos hoje. Mais ou menos na mesma época, os chineses também tiveram a mesma idéia.

Já o uso do metal como medida é muito anterior. O bronze era muito usado como contrapeso em balanças, e metais de valor como o ouro e a parta, poderiam ser colocados em barras e trocados. Dentro dos sistemas de pesos e medidas, estabelecia-se quanto de bronze, ouro, prata, ferro, valia tal produto, como tecidos, cereais e gado.

Outros materiais, como conchas, sementes, barras de sal, também poderiam ser usados como moedas. Tabuinhas de crédito eram igualmente utilizadas no Crescente Fértil e tinham essa função. Uma pessoa poderia viajar e utilizar o crédito que possuia em outras cidades, mesmo em outros países.

Nenhum comentário: